quarta-feira, 27 de abril de 2011

Galileu Galilei


Biografia de Galileu Galilei
Galileu Galilei, nasceu no dia 15 de Fevereiro de 1564 na cidade de Pisa em Itália. Filho de Vicenzo Gallei e de Giulia Ammannati, Foi físico, matemático e astrónomo. Chegou a ser destinado para a carreira religiosa, mas por vontade do pai, seria médico.
 Desistiu da medicina e fui estudar matemática onde inventou a balança hidrostática. Enquanto estudou medicina, na universidade de Pisa, descobriu o isocronismo do pêndulo. Foi o primeiro a pensar que este fenómeno permitiria fazer relógios com muito mais precisão   
 Não chegou a terminar os estudos de medicina, rumando a Florença onde deu aulas particulares para sobreviver e continuar os estudos de matemática, mecânica e hidrostática.
Em 1588 foi nomeado para cátedra de matemática na universidade de Pisa. Nesta mesma cidade realizou várias experiências nomeadamente as da queda dos corpos em planos inclinados, demonstrando que a velocidade da queda não dependia do peso.
Bem 1590 publicou o pequeno tratado “De Motu” sobre o movimento dos corpos. Com estas experiências aproximou-se do que mais tarde seria conhecida pela primeira lei de Newton.
Estas experiências contribuíram para que Galileu fosse chamado o “pai da matemática”.
Em 1592 conseguiu a cátedra na Universidade de Pádua onde viveu os anos mais felizes da sua vida.
Ali ensinou geometria mecânica e astronomia. Interessado em astronomia Galileu foi o primeiro a fazer uso do telescópio por volta do ano 1610, onde descobriu assim a Via Láctea, que era composta por estrelas. Descobriu também os Satélites de Júpiter, as crateras e montanhas da lua.
Estas descobertas ficaram registadas no livro “Sidereus Nuncius” publicado em Março do mesmo ano na cidade de Veneza.
Com a publicação desta obra Galileu, ganhou o reconhecimento publico mas também problemas com a Inquisição. Abandonou Pádua e mudou-se para Florença.
Em 1611 fui a Roma onde fui recebido pelo Papa Paulo V.
Apesar de tudo a igreja não aceitava estas descobertas pois chocavam com os sacros princípios da teologia tradicional.
Em 1614 completou o método para determinar o peso do ar.
Os anos seguintes teve vários problemas com a Inquisição, tendo sido proibido de divulgar as suas ideias ou ensinamentos.
Galileu era um cristão fervoroso, com temperamento conflituoso onde já mesmo doente foi levado a Roma para ser julgado.
Foi condenado e as suas obras foras censuradas e proibidas, mas nos Países Baixos foram publicadas, pois ali protestantismo tinha dado o lugar ao catolicismo.
Em 1638 já completamente cego, publicou “Discorsi e Dimontrazioni Matematiche Entorno a Due Nuove Scienze”; na Holanda sendo esta a sua obra mais importante onde nela eram discutidas as leis do movimento e a estrutura da matéria
Morreu a 8 de Janeiro de 1642 aos 77 anos de idade, na sua casa de campo em Arsetri, rodeado pela sua filha Maria Celeste e pelos seus discípulos. Foi sepultado na Basílica de Santa Cruz em Florença.
Em 1992 o Papa João Paulo II deu por terminado o caso Galileu reconhecendo que alguns elementos da igreja haviam cometido erros neste processo.


Bibliografia

Trabalho elaborado por: Teresa Rodrigues e Basílio Castro

Nenhum comentário:

Postar um comentário